O Colégio Mediterrâneo aplica sua proposta pedagógica com uma Abordagem Sociocognitivista, na perspectiva da teoria Sociointeracionista (Vygotsky), contribuindo assim para o desenvolvimento histórico, cultural e social do aluno e permitindo à criança avançar na sua compreensão de mundo, a partir do compartilhamento de saberes, dúvidas, desconstrução do erro, diálogo e reflexão.
O Colégio Mediterrâneo desenvolve a Metodologia Analítica na sua prática de ensino- aprendizagem com os alunos. Nessa metodologia, a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, trabalhamos a partir de unidades completas de linguagem, para depois dividí-las em partes menores. A criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividí-las em unidades mais simples, as sílabas. Desta forma, valorizamos o trabalho com o aluno sobre consciência fonológica, hipótese de escrita e sequência didática na Educação Infantil.
Somos uma Escola inclusiva, com uma diversidade de alunos matriculados para estudar em regime de inclusão. Nas nossas vivências diárias, trabalhamos de forma educativa com os alunos o respeito e afetividade, estimulando que todos juntos interajam, se relacionem, aprendam e façam amizades. Mostrando que todos somos diferentes de alguma forma e isso merece ser respeitado. Para nós é importante que nosso alunos de inclusão sintam autoconfiança no seu processo de descoberta, felizes e pertencentes a nossa instituição.
MISSÃO:
Através da equipe de colaboradores especialmente qualificada e consciente do seu papel de educador, assumimos o compromisso de compartilhar os conhecimentos formais e relativos ao currículo oculto, preparando indivíduos com autonomia e respeito, visando ao seu pleno desenvolvimento social e cultural.
VISÃO:
Aperfeiçoar cada vez mais a nossa metodologia educacional, para contribuir com o desenvolvimento do educando junto à comunidade, participando ativamente na formação de cidadãos capazes de agir e interagir como protagonistas no mundo globalizado.
VALORES:
Transparência e ética no relacionamento com nossos colaboradores e clientes, com o escopo do trabalho moldado no respeito, afetividade e empatia e ações de conscientização de políticas social e ambiental.
Falar sobre a Educação Infantil é falar de amor, comprometimento e dedicação para cultivar um ambiente positivo e enriquecedor. Acredito que a afetividade contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, quando a escola demonstra interesse genuíno pelo bem- estar e progressivo individual de cada aluno. Sinto orgulho e honra em fazer parte da família Mediterrâneo.
Eu acredito que a essência da função de Coordenadora Pedagógica está no comprometimento e genuíno interesse pelo bem-estar e desenvolvimento de todas as pessoas que estão ao meu redor. As suas ações, por mais simples que sejam, precisam ser para acolher, incentivar, apoiar e inspirar. No entanto, é importante destacar que apesar do esforço individual do coordenador pedagógico, é o trabalho em equipe que irá possibilitar a realização de grandes resultados.
Em 2003 fui contratada para assumir uma turma na Escolinha Mundo da Fantasia. Fui bem acolhida pela direção, por toda equipe pedagógica e demais colaboradores. Com o projeto da nova sede concretizado, e sob a razão social Colégio Mediterrâneo, recebi o convite da diretora Sônia Andrade para assumir a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II.
Iniciei minha carreira no Colégio Mediterrâneo há pouco mais de dez anos como professora de Língua Inglesa, lecionando para a Educação Infantil até o terceiro ano do Ensino Médio. Hoje, Atuo como coordenadora do Ensino Bilíngue. Tenho muito prazer em trabalhar neste colégio, onde tenho crescido e desenvolvido habilidades pedagógicas ao longo dos anos.
Trabalhar com a formação de crianças e jovens é muito inspirador. Sempre suscitou em mim um sentimento muito forte de fazer parte de algo grande, importante, de contribuir para a melhoria da sociedade, a partir da formação de cidadãos conscientes de seu papel social.
Entrei para a equipe do Colégio Mediterrâneo em 2012, entendendo e acreditando, nos propósitos da instituição como transformadora, cidadã e realizadora de sonhos. Hoje, além de professor, exerço a função de Coordenador de Orientação Educacional acreditando no acompanhamento do processo como um dos grandes desafios para alcançarmos os melhores resultados.